segunda-feira, 9 de março de 2009

A vida em mosaico

Todo show foi feito para ser visto. O palco é um lugar para ser visto e é por isso que - geralmente - os shows acontecem em palcos.
Não deve ser novidade nenhuma, no entanto, que sempre foi bem difícil para aqueles que não tem 2 metros de altura, assistir a shows: sempre tem mil cabeças na sua frente e você tem que ficar tentando ver o show por entre crânios, levantando na ponta dos pés, etc.
Qual não é minha indignação ao ir a shows, hoje em dia, e existir, além das cabeças, o dobro de braços levantados - 2 para cada cabeça (em geral) - segurando celulares e câmeras.
O que já era difícil ficou impossível. E se já não fosse terrível ter que acompanhar o show pelo telão, agora os acompanhamos por telinhas. Milhares de telinhas na sua frente, formando um mosaico do que acontece lá na frente.
Isso me lembra aquelas hordas de turistas japoneses que não param de tirar fotos por 1 segundo. Acho tão estranho. Quando estou num lugar diferente gosto de experienciá-lo. Vivê-lo. Respirá-lo. Olhá-lo. Não gosto nem de usar meus óculos, porque as lentes interferem na minha absorção do entorno. Não gosto, tampouco, de vê-los através das lentes de uma câmera.
Claro que o frisson por fotografias não tem um motivo único. Mais importante do que sofrer uma experiência é provar que a sofreu - para muitos, não para mim. Daí a importância de passar um show inteiro segurando uma câmera com os braços levantados, sem de fato aproveitá-lo. São tantas as fotos no orkut de pessoas se divertindo, mas eu não consigo evitar pensar que se as pessoas estivessem realmente se divertindo elas não se lembrariam de parar para tirar fotos. Eu, por exemplo, nunca quero escrever quando estou me divertindo.
Mas enfim. Até desisti de ir ver Radiohead. O show será transmitido ao vivo pela tv a cabo e a tela da minha TV é maior que qualquer tela de celular já inventado. Eu - velho e chato - vou ver o show da minha poltrona, porque eu de fato quero VER o show.

4 comentários:

Juliana disse...

eu amo o que você escreve. e ponto.

petrucia finkler disse...

boa essa. Concordo inteiramente. a melhor forma de ver um show hoje em dia é na poltrona.
E isso das fotos e dos celulares.. acho que nossa distância focal por causa do computador está no distânciando do mundo. Nos relacionamos diariamente num espaço tão reduzido, os parcos 40, 50 centímetros entre nossos olhos e a tela do monitor, que não sabemos mais nos relacionar em público. Aqui cada vez mais vejo grupos de pessoas em mesa de bar, e cada uma delas está vorazmente mandando mensagens escritas pelo celular, conectando com outros e distantes dos seus companheiros de mesa.
Adorei a foto nova do seu perfil, by the way.

Urania disse...

Enfim... Vc viu o show? Eu disse a mim mesma que veria, mas fiz qualquer outra coisa corriqueira no dia, que nem me lembro agora! Não fomos, e eu também não vi. E, quer saber? Não sinto falta.

Mas... Vc acha que cameras e celulares deveriam ser proibidos em shows, ou vc acha que deveria ser criada uma ética para o uso de máquinas e celulares durante um show (tipo, permitido apenas nas duas primeiras músicas)?

rs
só uma questão a se pensar.

Urania disse...

Assim: é porq estou presa numa questão de liberdade. risos

Sabe?