segunda-feira, 11 de maio de 2009

Lá vai Maria...

Segunda-feira, Maria acorda e está tudo no mesmo lugar que estava ontem

por um segundo - na realidade turva entre o dormir e o despertar - esperava que sua vida tivesse mudado magicamente

não é que eu não goste da vida

é apenas o querer doentio de constante novidade

e o fugir não-menos doentio dos rituais de manutenção da vida: varrer, lavar, cozinhar, comer, tomar banho, guardar as roupas, limpar a caixa de areia dos gatos...

Como conciliar essas coisas tão mundanas, tão terráqueas, tão reais com os sonhos?

Tem sido tão sofrido acordar, e ela gostaria sempre de continuar dormindo, e tem tido um sono descomunal.

Quando a realidade que nos cerca nos desagrada, foge-se para viver em outra realidade ou foge-se para viver em sonhos.

Maria tem vivido em sonhos. E o passo do dia-a-dia é tão corrido que ela não percebe os dias passarem e parece que a vida é feita de intervalos entre um dormir e outro.

E lá vai Maria...

4 comentários:

Carol Pitzer disse...

cada vez mais tenho a sensação de que a vida é feita de intervalos entre um dormir e outro....

saudades!

petrucia finkler disse...

eu tive fases em que me senti quase meio hipopótama- submersa na água com meu peso, sem vontade de sair daquele conforto. Bem isso... precisar de sonho, do dormir para não enfrentar a mesmisse (ou se escreve mesmice?) cotidiana.
Tem outros que viciam em literatura barata ou filmes. Tenho uma amiga que chama o Netflix de Net-fix. ;)

Felipe disse...

Mas é perfeitamente possível renunciar à essas tarefas rotineiras. Na minha antiga casa eu quase nunca trocava a areia da minha gata que tinha que se virar. Se eu tomava banho todo dia? Não sei. Lavar a louça, nunca. A panela ia pro lixo depois de muito tempo suja e comprava-se outra. Sinceramente? Não faz tanta diferença assim. Hj em dia vivo numa casa limpinha e tomo banho , etc mas vejo a vida como um intervalo entre um dormir e outro, isso não é ruim quando você aprende a presentificar tudo, a entender que além do passado e do futuro existe o atemporal.

Tarcia disse...

Ou se é só coragem ou medo ; o mais feliz ou miserável;o mais bonito ou o mais feio ; ou se ama ou odeia ; é difícil achar um meio termo . Tenho meus dias de maria também baby, totalmente unidimensional .... love you!!